segunda-feira, 30 de abril de 2012

Compartilho aqui, um dos projetos que está sendo desenvolvido na E.M. São José da Lagoa, pelas professoras do 5º ano de escolaridade: Ires Basílio Sales e Ronilda Ciriaco Castro.

  
Projeto: De namoro com o livro

Público alvo: Alunos do 5º ano de escolaridade

Disciplina: Língua  Portuguesa

Objetivos:
•    Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
•    Aprender a fazer indicação literária
•    Desenvolver o  comportamento leitor
•    Levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever.
•    Desenvolver comportamentos de escritor: planejar o que irá escrever, rever enquanto escreve, escolher uma entre várias possibilidades, rever após a escrita etc ;
•    Conhecer a situação comunicativa (para quê escrever, para quem escrever , o quê e como escrever).

Tempo estimado: 6 meses

Materiais necessários:  Livros de literatura, livro de ata, papel cartão vermelho, lápis, borracha, caneta, tesoura, cola, computador,  internet.

Desenvolvimento


1ª etapa: 

A professora e o pedagogo percebem a dificuldade dos alunos na leitura e na produção de textos e definem que será criado um projeto para sanar essas deficiências.
 

2ª etapa:
A professor do 5º ano vespertino, faz a mesma proposta para a professora do turno matutino e ambas resolvem elaborar o projeto. 

3ª etapa:
O professor deve sensibilizar os alunos sobre a importância da leitura e da escrita, para suas vidas; despertando neles o prazer pela leitura. Depois explicará o projeto e propor a atividade (leitura diária de um livro de literatura escolhido pelo professor por 15 minutos e a escrita do trecho que mais gostou. Após a leitura do livro devem fazer  a indicação literária desse livro para os colegas de classe). Ao longo do ano essas indicações literárias e escritas das partes que mais chamaram sua atenção  serão postados no blog da escola, para que seus colegas, pais, comunidade escolar, demais pessoas tenham acesso aos textos.

4ª etapa:
O professor seleciona os livros de literatura de acordo com a faixa etária da turma e assuntos que os interessam. Escolhe um livro para cada aluno, fazem a entrega do mesmo, explicam o que escreverão, como escreverão e definem os destinatários.
Dar aos alunos e os pais o endereço do blog da escola para conhecimento, acesso e para que façam comentários sobre as atividades dos alunos sem alterar o conteúdo.


5ª etapa:
Diariamente os alunos terão 15 minutos para a leitura do livro para depois fazerem o registro do trecho que achou mais interessante. Ao final da leitura desse livro, devem fazer a indicação literária para que seus colegas de classe, tenham interesse em ler o mesmo livro.

6ª etapa:
Semanalmente, apresentar o caderno a pedagoga, que fará a seleção das atividades que irão para o blog. Passará para a auxiliar de serviços de biblioteca o caderno para que possa escanear e postar no blog da escola e da pedagoga.

Avaliação:
As professoras observarão atentamente esse processo e farão o registro, ressaltando os avanços e dificuldades dos alunos.
Ao final da leitura do livro os alunos também farão uma auto-avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário